Especiais

Vôlei Renata aprimora treinos de pré-temporada com uso da tecnologia

22/07/2019 15:06

Academia, pesos e circuitos físicos. Em meio a isto, realidade virtual, luzes piscantes e computadores. Vale tudo para estar bem preparado para os desafios que vem pela frente no elenco do Vôlei Renata. Por isto, a comissão técnica do time campineiro tem usado a tecnologia como aliado para aprimorar os atletas também fora de quadra. 

Entre um trabalho físico e outro, a coach Larissa Zink, da comissão técnica do Vôlei Renata, realizou análises cognitivas de cada atleta usando realidade virtual. O elenco do time campineiro também é estimulado, em exercícios coletivos, a desenvolverem outras habilidades. 

Num dos exercícios feito por todo time, entre as corridas, toques e manchetes, os jogadores tem que responder a estímulos visuais que testam tempo de reação, qualidade da reação e visão periférica, entre outros fatores. Dependendo da cor da luz que é acesa, o atleta entra por um lado da quadra e executa um fundamento especificado pela comissão técnica.

“Os testes cognitivos são importantes para entendermos o estado atual de cada um. Estamos entendendo como os atletas funcionam de dentro para fora para, depois, sabermos quais estímulos eles precisam para melhorar a performance em quadra”, comentou Larissa, que ainda explicou como a atividade pode ajudar no crescimento do time. 

“Estamos colocando no treinamento as estações cognitivas que geram ganhos coletivos como comunicação, atenção conjunta e até solidariedade, pois eles precisam ajudar uns aos outros. Esses aspectos ajudam muito no atual momento, que é de construção de um time”, acrescentou. 

A coach Larissa Zink faz parte da comissão técnica do time campineiro desde 2011. Na temporada passada, ela introduziu o processo de avaliação cognitiva. Os testes medem cinco grandes competências: qualidade da atenção, qualidade da tomada de decisão, controle de impulsividade, tempo de reação e visão periférica. Os treinamentos ajudam o atleta a desenvolver seu cérebro, de forma que ganhem performance dentro de quadra.

“Acredito que a gente muda aquilo que a gente mede. Quando temos um diagnóstico preciso de como estão estar características, sabemos como atuar em seu desenvolvimento. É isso faz o atleta melhorar”, encerrou Larissa. 

O Vôlei Renata segue firme na pré-temporada com treinos em dois períodos no Ginásio do Taquaral. O time campineiro ainda não tem previsão de estreia na temporada. 

SOBRE A SELMI
São 130 anos de tradição, conquistando a preferência do consumidor com diversos tipos de massas, farinhas, biscoitos, bolos, bolinhos, mistura para bolos, além de azeite, queijo ralado e café – por meio das marcas Renata e Galo. A receita é de sucesso: matérias-primas selecionadas, estrutura humana competente, tecnologia de ponta e controle de qualidade rigoroso. O resultado é a produção de centenas de toneladas de macarrão por dia, sempre mantendo a receita da legítima massa italiana, que era seguida por Adolfo Selmi, o fundador da companhia, em 1887. A empresa possui hoje modernas fábricas em Sumaré (SP) e Rolândia (PR), além de maquinário e engenharia de produção de primeiro mundo – com a capacidade de expandir sua estrutura física, sem interromper a produção. São 73 mil m2 de Centros de Distribuição, que recebem produtos diariamente.

SOBRE A UNIMED CAMPINAS
Compromisso com a vida é o negócio da Unimed Campinas, a maior Unimed do interior do Brasil, há 49 anos no mercado. O cuidado com as pessoas está no DNA da Cooperativa, que atualmente possui mais de 3400 médicos cooperados e 750 mil vidas em atendimento. A Unimed Campinas dispõe também em sua rede de 20 hospitais, 11 day hospitals, 215 clínicas e laboratórios, um hospital próprio e um Pronto Atendimento em Sumaré, exclusivo para clientes, além de um Centro de Quimioterapia Ambulatorial e um Centro de Promoção à Saúde. A confiança estabelecida com seus beneficiários e a solidez alcançada durante esses anos garantem a Cooperativa 72% do marketshare da região, além de ser a marca mais lembrada do setor, de acordo com pesquisa “Marcas de Sucesso.

SOBRE A SANASA
Fundada em 1974, a Sanasa atende mais de 1,1 milhão de pessoas em uma área de 796 quilômetros quadrados. Em abastecimento de água, a Sanasa atende 99,56% da população urbana. Também atende 92,46% da população com coleta de esgoto e possui 95% de capacidade instalada de tratamento de esgoto. Eleita a empresa do ano pela revista Saneamento Ambiental, a Sanasa tem 2.243 funcionários A empresa ainda tem forte atuação social e ambiental apoiando projetos de ação sustentável, uso consciente de água e cidadania.

Índice de Notícias