Especiais

Para melhorar passe, pontas do Vôlei Renata treinam com visão encoberta

31/07/2019 15:46


 Dizem que quando você é bom o suficiente, você faz as coisas com os olhos fechados. Os ponteiros do Vôlei Renata colocaram isso a prova durante a pré-temporada. Canuto e Vaccari treinam recepção com um óculos especial que limita a visão. A atividade foi programada pelo assistente-técnico do Vôlei Renata e comandante da pré-temporada do time campineiro, Wellington Guerra, o Salsa, com auxílio da coach, Larissa Zink. 

Com a visão atrapalhada, os pontas tiveram que se locomover e fazer uma recepção. Em seguida, a dupla passou pelo treinamento completo, simulando saques, desta vez, sem o óculos. 

“Nas avaliações cognitivas, notamos alguns caminhos que podemos percorrer para ter uma melhora. Neste treino, especificamente, inserimos um fator estressante para que eles possam treinar habilidades como atenção e velocidade de reação para corrigir o movimento durante a ação. São situações que eles passam durante o jogo, pois eles não têm contato visual com a bola 100% do tempo”, explicou Larissa. 

“É um pouco estranho do que estamos acostumados. Você perde totalmente a bola, tem que se virar rápido para executar o movimento”, comentou Canuto. 

"Sem dúvida é um desafio encaixar essa novidade dentro dos treinos técnicos. Mas com ajuda da Larissa tenho conseguido montar programas para atingir os objetivos. Neste caso, a gente bloqueia o lado dominante deles e força eles a procurarem soluções para fazer a recepção lado ruim“, acrescentou Wellington Guerra, o Salsa. 

Nesta pré-temporada, Salsa tem usado todos os recursos disponíveis para melhorar competências e, consequentemente, a performance do elenco do Vôlei Renata. Além da recepção, o assistente-técnico tem trabalhado com a tecnologia em outros fundamentos como bloqueio e levantamento. 

"Por conta do tempo que gente tem para evoluir, as ferramentas ajudam a gente atingir pontos que demoraria um pouco mais em exercícios convencionais. Com a aparelhagem, a gente consegue desenvolver mais rápido”, concluiu. 

SOBRE A SELMI
São 130 anos de tradição, conquistando a preferência do consumidor com diversos tipos de massas, farinhas, biscoitos, bolos, bolinhos, mistura para bolos, além de azeite, queijo ralado e café – por meio das marcas Renata e Galo. A receita é de sucesso: matérias-primas selecionadas, estrutura humana competente, tecnologia de ponta e controle de qualidade rigoroso. O resultado é a produção de centenas de toneladas de macarrão por dia, sempre mantendo a receita da legítima massa italiana, que era seguida por Adolfo Selmi, o fundador da companhia, em 1887. A empresa possui hoje modernas fábricas em Sumaré (SP) e Rolândia (PR), além de maquinário e engenharia de produção de primeiro mundo – com a capacidade de expandir sua estrutura física, sem interromper a produção. São 73 mil m2 de Centros de Distribuição, que recebem produtos diariamente.

SOBRE A UNIMED CAMPINAS
Compromisso com a vida é o negócio da Unimed Campinas, a maior Unimed do interior do Brasil, há 49 anos no mercado. O cuidado com as pessoas está no DNA da Cooperativa, que atualmente possui mais de 3400 médicos cooperados e 750 mil vidas em atendimento. A Unimed Campinas dispõe também em sua rede de 20 hospitais, 11 day hospitals, 215 clínicas e laboratórios, um hospital próprio e um Pronto Atendimento em Sumaré, exclusivo para clientes, além de um Centro de Quimioterapia Ambulatorial e um Centro de Promoção à Saúde. A confiança estabelecida com seus beneficiários e a solidez alcançada durante esses anos garantem a Cooperativa 72% do marketshare da região, além de ser a marca mais lembrada do setor, de acordo com pesquisa “Marcas de Sucesso.

SOBRE A SANASA
Fundada em 1974, a Sanasa atende mais de 1,1 milhão de pessoas em uma área de 796 quilômetros quadrados. Em abastecimento de água, a Sanasa atende 99,56% da população urbana. Também atende 92,46% da população com coleta de esgoto e possui 95% de capacidade instalada de tratamento de esgoto. Eleita a empresa do ano pela revista Saneamento Ambiental, a Sanasa tem 2.243 funcionários A empresa ainda tem forte atuação social e ambiental apoiando projetos de ação sustentável, uso consciente de água e cidadania.

Índice de Notícias